COR MEUM AURUM


19/07/2017

FALTAM 365 DIAS!

Caros amigos,

É com grande satisfação que escrevo esta mensagem no lançamento da Grande Festa dos Escuteiros Adultos que vai ser o IX ACANAC da FNA 2018.

Depois de recebermos o encargo de colocar em campo esta grande festa, é com enorme orgulho que damos início à contagem decrescente dos dias que nos levarão à Cerimónia de Abertura.

O acampamento ao desenrolar-se será uma boa ocasião de contacto privilegiado com a Natureza, de relação Fraterna entre todos os seus participantes, e um desafio a uma mais profunda relação com Deus. A Natureza tão linda que envolve o local onde vai decorrer o acampamento, decerto que será um desafio grande para “Explorar o ouro do teu coração” de entrega a Deus e a todos os amigos e irmãos Escuteiros que estejam presentes.

Não gostaria de deixar de realçar a enorme coragem demonstrada pelos Núcleos de Vila Real e Chaves, que responderam presente e têm demonstrado neste arranque dos trabalhos o elevado sentido de responsabilidade e de dedicação que é claramente um factor de confiança no êxito desta grande actividade.


Para terminar, apenas lanço o desafio …

Venham todos viver a festa …

Venham Explorar o ouro do vosso coração …

Contamos com todos



Domingos Leal do Paço
(Presidente Nacional da FNA)





Uma nota sobre o Símbolo que será a partir de hoje a imagem de marca desta actividade.



Como se pode ver no logotipo, procurámos reunir todas as referências que mais importam numa só imagem.

E diz tudo essa imagem: Os Escuteiros da Fraternidade de Nuno Álvares - Escuteiros Adultos, os seus familiares e amigos vão uma vez mais estar reunidos na festa maior do Escutismo que é o seu Acampamento Nacional, o nono da História da Fraternidade e vai decorrer em terras transmontanas (Tresminas, Vila Pouca de Aguiar).

Este Acampamento terá como pano de fundo alguns "retalhos" da história que resultou da presença dos romanos na região, numa altura em que, para o império, era muito importante a existência do complexo mineiro do qual fazia parte, precisamente Tresminas. O símbolo lembra, em pequenos detalhes, essa presença que, indelével, atravessou as eras até aos dias de hoje: para além das letras desenhadas em estilo romano e algumas fazerem lembrar as suas famosas colunas, podemos observar nele ainda um arco estilizado (outro detalhe da arquitectura romana) com duas cores associadas aos imperadores (o vermelho) e ao ouro que era extraído na região (o amarelo dourado).

De tudo, o mais importante será talvez o lema escolhido -  "Explora o ouro do teu coração" - um tema que nos remete para a Lei e para os Princípios que fazem de cada um de nós aquilo em que temos muito orgulho de ser: ESCUTEIROS!

Em 2018, em Tresminas, o mais importante objectivo a atingir será certamente esta descoberta pessoal e colectiva, que fará de cada um de nós, com toda a certeza, aos olhos da fé, da comunidade que nos rodeia e suporta e da nossa família, melhores seres humanos.

Está assim oficialmente lançado o IX ACANAC da FNA.





Fernando Felix Furius e Fátima Felix Furius, IX LEGIO GALLICA
(Equipa de Comunicação e Imagem)

1 comentário:

  1. Se o sucesso desta atividade depender da nossa determinação, então está garantido.
    CONTAMOS COM TODOS

    ResponderEliminar